Fazemos melhor quando
fazemos juntos e juntas

Social

Foco nas pessoas

Acreditamos que um mundo melhor só se constrói quando trabalhamos todos e todas juntos e juntas. É isso que move as ações e decisões em relação a pessoas.

A promoção da diversidade, que já era uma questão importante para a CBA, ganhou ainda mais relevância. A Companhia estimula e incentiva o respeito às diferenças, combatendo quaisquer tipos de discriminação, e zela pela inclusão e por um ambiente de trabalho saudável.

A diversidade em 2020:

  • Lançamento do Guia e da Política de Diversidade e Inclusão
  • Revisão do modelo de comunicação para contemplar imagens e palavras inclusivas
  • Implementação do Comitê de Diversidade, formado por empregados e empregadas de diferentes funções e níveis hierárquicos
  • Estabelecimento de indicadores de acompanhamento para a diversidade
  • Abertura de mais de
    50
    posições direcionadas

    ao público feminino e contratação de mulheres para ocupar 70% do quadro de aprendizes
  • Desenvolvimento de um projeto em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), que garantiu a capacitação de
    20 mulheres
    da comunidade de Alumínio para se tornarem operadoras de processos metalúrgicos

Aumento de
45%
de mulheres na Empresa
em relação a 2019

5.549
empregados e
empregadas

próprios

Todos contra o vírus

Em um ano marcado pelas restrições causadas pela pandemia de Covid-19, a saúde e a segurança dos empregados e empregadas foram mais importantes do que nunca. As medidas de segurança foram adaptadas e reforçadas para garantir o bem-estar de todos. Os desafios impostos ajudaram a Companhia a avançar rapidamente em uma transformação cultural para manter os empregados e as empregadas engajados, motivados e seguros, mesmo a distância.

Devido à pandemia, muitas práticas tiveram
de ser adaptadas ou desenvolvidas:

Criação do canal de comunicação É Corona? para que os empregados e as empregadas tirassem suas dúvidas sobre a doença via ligação telefônica

Home office para empregados e empregadas das áreas administrativas e do grupo de risco para Covid-19

Adaptações nos ônibus fretados e no refeitório para aumentar o distanciamento entre as pessoas e reforçar as práticas de higiene

Otimização do processo de avaliação individual

Evento de Natal e Encontro de Lideranças em formato on-line e cesta de Natal substituída por vale-alimentação

Recrutamento e integração virtuais

Realização de testes para detecção do novo coronavírus entre os empregados e as empregadas

Programa
Plenamente

Em 2020, foi criado o Plenamente, canal confidencial disponível 24 horas para todos os empregados e as empregadas, cônjuges e filhos para apoio em questões pessoais, como financeiras, jurídicas e psicológicas.

As práticas
de segurança

Em 2020, continuaram a ser realizados investimentos e ações para melhorar as condições de trabalho nas operações e conscientizar os empregados e as empregadas sobre riscos potenciais de cada atividade e como controlá- los. O programa de Saúde e Segurança Ocupacional realizou treinamentos nas ferramentas de segurança, reforçando a aplicação no dia a dia.

CBA

Taxa de frequência

Taxa de gravidade de acidentes

Uma vida com mais saúde

A CBA incentiva que seus empregados e suas empregadas tenham uma melhor qualidade de vida cuidando da saúde. O Por Você é o programa de qualidade de vida oferecido a todos os empregados e todas as empregadas e seus dependentes. As ações são divididas em:

  • Atividade Física
  • Orientação Nutricional
  • Bem-Estar
  • Prevenção

Os cuidados com as pessoas incluem serviço de convênio com academias, consultas e acompanhamentos nutricionais, prática de corridas de rua, campeonatos esportivos e atenção especial a hipertensos, diabéticos, obesos, sedentários, tabagistas e pessoas com transtornos mentais.

Outras iniciativas englobam campanhas de saúde preventiva, com vacinação contra a gripe, DST/Aids, prevenção do câncer (Outubro Rosa, Novembro Azul), alimentação saudável, saúde mental e saúde auditiva.

Solidariedade em prol das comunidades

A Empresa acredita que pode contribuir para o desenvolvimento dos territórios em que está presente. Mais do que isso, tem o compromisso com esse desenvolvimento.

A atuação social da CBA está direcionada aos seguintes eixos prioritários:

* Desenvolvimento da educação
* Apoio à gestão pública
* Dinamismo econômico

No entanto, em 2020, várias ações dessas frentes foram adaptadas ou postergadas para que a CBA pudesse direcionar seus esforços para o apoio às comunidades no combate à Covid-19.

Com o apoio do Instituto Votorantim, a Companhia se reorganizou para focar na doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde, equipamentos de estruturação de UTIs, como respiradores e outros, serviços de telemedicina, consultoria para o gerenciamento da crise, além de tickets alimentação para quase 6 mil famílias por três meses.

Assim que a pandemia teve início, o Instituto Votorantim fez uma parceria com a instituição de saúde Beneficência Portuguesa, de São Paulo. Com sua expertise médica
e técnica, a instituição deu todo o apoio para estruturar formas de agir rapidamente diante de uma realidade incerta, suportando todas as ações da CBA.

Atuação eficaz na pandemia de Covid-19

18
municípios

priorizados

14 mil
profissionais

de saúde beneficiados
com EPIs

800 mil
habitantes

beneficiados
indiretamente

R$7,3
milhões
investidos

em iniciativas relacionadas à pandemia de Covid-19

Nas cidades de Muriaé, Alumínio e São Roque, foram implementadas iniciativas inovadoras de telemedicina

Sorocaba, Igarassu, Poços de Caldas, Cataguases, Niquelândia, Itapissuma e Itamaracá receberam equipamentos para ajudar a estruturar UTIs em hospitais regulares e de campanha

A força do voluntariado

Os empregados e empregadas e terceiros e terceiras também se mobilizaram em ações de voluntariado, doando seu tempo e seu talento ou apoiando uma causa. Todos os voluntários e todas as voluntárias estavam dispostos a ajudar com exemplos de solidariedade e cooperação mútua.

1.882
empregados e
empregadas

participaram, mais que o dobro de 2019, que teve 774 participantes

254
ações

62 mil
pessoas

beneficiadas
direta ou
indiretamente